Jornal Correio Popular Notícia

MERENDA ESCOLAR
Seduc promove capacitação para técnicos de 3 municípios

Data da notícia: 2024-02-09 17:40:13
Foto: Assessoria/Divulgação
Nutricionistas de São Francisco do Guaporé ministraram palestras durante o evento

Com o objetivo de implementar ações que promovam a melhoria da alimentação escolar, adquirida com recursos próprios, o governo de Rondônia realizou uma capacitação voltada aos técnicos que atuam nos serviços da merenda escolar, nas escolas estaduais de Seringueiras, São Miguel do Guaporé e São Francisco do Guaporé. A capacitação ocorreu na terça-feira (6), executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Segundo o coordenador Regional de Educação de São Francisco do Guaporé, José Maurício de Carvalho, duas nutricionistas foram responsáveis pela capacitação.

“O objetivo é melhorar o atendimento na oferta da merenda escolar, proporcionando mais qualidade e seguindo as normas de higiene, manipulação e armazenamento dos alimentos”, pontuou.

Conforme o coordenador, o cardápio contempla a utilização de gêneros alimentícios básicos, respeitando os hábitos alimentares locais e culturais, além da tradição alimentar da localidade, conforme percentuais mínimos estabelecidos na Resolução FNDE nº 06/2020.

“Os cardápios atendem também aos estudantes com necessidades nutricionais específicas, tais como: doença celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares, dentre outras. Assim como, atendem as especificidades culturais das comunidades indígenas e quilombolas”, explicou.


Aquisição

O orçamento do Programa Estadual de Alimentação Escolar (Peale) beneficia centenas de estudantes.

“Vale destacar que, o governo repassa, por meio de crédito automático às unidades escolares, em conta específica, o valor de R$ 2 por mês/aluno, para aquisição de peixes da região (Tambaqui, Pirarucu e Pintado), minimamente processados e sem espinha, adquiridos de piscicultores do segmento da agricultura familiar, no cardápio escolar das instituições de ensino”, frisou José.

A secretária de Educação, Ana Lúcia Pacini destacou os avanços obtidos pelo Programa Estadual de Alimentação Escolar, que visa complementar o valor depositado por aluno pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para aquisição da alimentação escolar.

“A Seduc repassa às escolas, pelos conselhos escolares, valores de caráter suplementar, efetuados em 10 parcelas para a cobertura durante os dias letivos, salientou.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.